Turismo nas Cidades-sede da Copa: Porto Alegre

Famosa por oferecer uma das melhores qualidades de vida do Brasil, Porto Alegre não poderia ficar de fora da Copa do Mundo. Confira dicas para sua estadia na cidade.
Porto Alegre formou-se a partir da chegada de casais portugueses açorianos que iniciaram a colonização em 1752. A partir de então, a cidade atraiu uma grande diversidade de imigrantes, especialmente italianos, alemães, espanhóis, dentre outros. Todo esse conjunto de múltiplas expressões e origens étnicas e religiosas fez da capital gaúcha uma cidade multicultural.
Cidade do coração do poeta Mário Quintana, Porto Alegre, ou simplesmente POA, é considerada uma das cidades mais verdes do Brasil, apesar de ser o núcleo da quarta região metropolitana mais populosa do país.
A capital gaúcha é também um pólo de comércio de bens e serviços por excelência e de avançada tecnologia.
Curiosidade: Ligada por fibra ótica, a cidade oferece a maior rede de WiFi Zones do Brasil, o que permite a conexão sem fio totalmente gratuita com a web a partir de prédios e parques públicos e seus entornos, incluindo bares, restaurantes e hotéis.
Estádio Beira-Rio
Estádio Beira-Rio
Recém reformado, o Estádio Beira-Rio receberá quatro jogos da Copa do Mundo: França X Honduras (15/06); Austrália X Holanda (18/06); Coreia do Sul X Argélia (22/06); Nigéria X Argentina (25/06) e um jogo das quartas de final (30/06)

O Rio Guaíba é um dos cartões postais mais famosos da cidade. Muitos não sabem, mas na verdade trata-se de um grande lago com cerca de 496 m2. Às suas margens encontram-se diversos pontos de referência de Porto Alegre, tais como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a Avenida Beira-Rio.
O Rio Guaíba oferece diversos atrativos para os turistas que visitam Porto Alegre. É possível fazer passeios de barco, com saídas do Portão Central do Cais do Porto ou do ancoradouro da Usina do Gasômetro. O percurso passa por entre as ilhas do delta do Guaíba e o contraste do verde com os prédios formam uma paisagem com um belo visual.
Pôr-do-sol na Usina do Gasômetro
Pôr-do-sol na Usina do Gasômetro
E por falar em Usina do Gasômetro, o local onde já funcionou uma usina de carvão mineral até 1970, possui diversos atrativos. Trata-se de um grande centro cultural. Além de ser um dos pontos mais tradicionais para se ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do rio Guaíba, o local abriga quatro galerias de arte, sala de cinema, além de atividades desenvolvidas por grupos de teatro e dança locais.

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Se quiser ver a cidade do alto, não deixe de visitar o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, no topo do morro da Pedra Redonda. O local possui uma série de vitrais ilustrativos do Antigo Testamento e dos Sacramentos e uma grande estátua da Padroeira, vinda da Itália. Além disso, o local possui um mirante que oferece uma bela vista em 360º da cidade.

Parque Farroupilha (Redenção)
Parque Farroupilha (Redenção)
O Parque Farroupilha é a principal área de lazer da cidade. O local é conhecido pelos porto-alegrenses como “Parque da Redenção” e ali não faltam coisas para fazer. As crianças se divertem no pedalinho, parque de diversões e minizoológico. Aos domingos, funciona uma tradicional feirinha, conhecida como “Brique da Redenção”, onde se pode encontrar artesanatos, bugigangas, roupas, comidas e cultura do Sul. No complexo há também o Auditório Araújo Viana.

Cúpula da Catedral Metropolitana
Cúpula da Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana, localizada na Praça da Matriz é outra atração imperdível. Ela tem uma das maiores cúpulas do mundo. Na fachada, existem três painéis executados na oficina do Vaticano. Na praça há o monumento a Julio de Castilhos, famoso estadista gaúcho.

O tradicional Teatro São Pedro é um dos mais antigos do país. Tem programação permanente de música, teatro, dança, com espetáculos locais, nacionais e estrangeiros.
Casa da Cultura Mário Quintana
Casa da Cultura Mário Quintana
Outro destaque é a Casa da Cultura Mário Quintana, um lugar onde se respira poesia desde a entrada. Tem espaços de exposições paralelas em todos os andares.

Fundação Iberê Camargo
Fundação Iberê Camargo
Não deixe de conhecer a Fundação Iberê Camargo à beira do rio Guaíba. Projetado pelo português Álvaro Siza, o prédio de quatro andares foi premiado na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2002.

Mais distante do centro fica o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. Inaugurado em 1998, é o único museu interativo de Ciências naturais da América Latina e um dos melhores do mundo, oferecendo atividades para todas as idades e mostrando áreas de experimento-atrações sobre o Universo, a Terra, o Ambiente e o Homem entre outros.
Parque Moinhos de Vento
Parque Moinhos de Vento
O Parque Moinhos de Vento ou “Parcão” é o point da cidade. Situado em uma área nobre de Porto Alegre, o local é muito agradável para caminhadas. Tem um lago com cascata e a réplica de um moinho de vento. O comércio no entorno é farto, com lojas, cinemas, academias, e dezenas de barzinhos, ideais para uma happy hour no final do dia.

A propósito, se o seu objetivo é curtir a boemia, não deixe de conhecer os bares e restaurantes da Cidade Baixa.
Mercado Municipal
Mercado Municipal
Para as compras há o Mercado Público Municipal. O mercado sofreu um incêndio em julho de 2013 e está passando por reformas, mas está parcialmente aberto. O local é um grande centro comercial com uma grande variedade de lojas, restaurantes, bares e lanchonetes.

Dica: Como se vê, Porto Alegre possui diversos atrativos turísticos. Mas se o seu tempo for muito curto, há o city tour da Linha Turística, que faz um percurso entre os principais pontos turísticos da cidade, naquele modelo hop-on hop-off com o segundo andar aberto. O serviço oferece dois roteiros: o do centro histórico e o da zona Sul. Escolha o que mais te interessa.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Viiny Paulon